Cidade de Capela hoje - Capela - Alagoas

Cidade de Capela hoje - Capela - Alagoas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Cidade de Capela hoje

Cidade de Capela - Alagoas
A Terra dos Canaviais, Princesa do Vale do Paraíba (como é chamada a cidade de Capela) é banhada pelo Rio Paraíba, está localizada na Zona da Mata alagoana. Tem como sua principal atividade econômica o plantio de cana-de-açúcar, a pecuária e alguns centros de artesanato. Suas ruas são asfaltadas e outras pavimentadas a paralelepípedo, conta com transporte rodoviário ligando à capital e aos demais municípios da região. Possui agência de Correios e Telégrafos, Posto telefônico da TELEMAR, além de agência da Caixa Econômica Federal. Dista aproximadamente 63 km de Maceió sendo ligada por estrada asfaltada, além da BR -101 e diversas estradas vicinais. Possui também quadra de esportes iluminada e estádio de futebol equipado com concentração e iluminação para jogos noturnos.

Capela tem hoje, matriculados na rede municipal de ensino, 4.810 alunos na zona urbana e rural.

Adelminho Calheiros é o atual Prefeito do município  de Capela.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Capela possui uma área de 206,2 Km², está localizada na Microrregião da Mata Alagoana, Latitude 09°24'27"e Longitude 36°04'25", ficando a 84 metros acima do nível do mar . Limita-se ao Norte com os Municípios de Branquinha e Murici; ao Sul com Atalaia ; a Leste com Murici e a Oeste com Viçosa e Cajueiro.

RELEVO E HIDROGRAFIA

Seu principal acidente geográfico é o Rio Paraíba, que nasce no município de Bom Conselho (PE). É um dos cursos d'água mais importante do Estado, cortando vários municípios da Zona da Mata, em seu percurso. O município é cortado, ainda, pelo Paraibinha e Riachão, afluentes do Paraíba. Capela é modelada em rochas cristalinas, em meio ao qual se erguem algumas serras, daí localizar-se, em relação ao relevo, na região serrana do Estado. As principais serras são: Serra do Amaro, Serra Verde, Serra do Sobrado, Serra do Boi, Serra da Cajazeiras, Serra do Monte Alegre e da Lagartixa.

CLIMA

O clima de Capela apresenta as mesmas características do clima de quase toda a Zona da Mata, isto é, quente no verão e frio e úmido no inverno. Os meses mais quentes são de dezembro a março, quando a temperatura máxima acusa 34° e os meses mais frios e úmidos são junho, julho e agosto, quando o termômetro registra a mínima de 21°.

VEGETAÇÃO

O tipo de vegetação que caracteriza o município de Capela é o da Mata Atlântica, situada na porção Leste do Estado. é o tipo de vegetação de árvores grandes próximas uma das outras. Hoje só encontramos alguns restos da Mata Atlântica, pois está quase que inteiramente destruída pelo homem em função do plantio de cana-de-açúcar, retirada de madeira ou para agricultura de subsistência.

POPULAÇÃO

A população da cidade de Capela é, segundo o último CENSO do IBGE realizado em 2010, 17.077 habitantes, sendo 8.430 homens e 8.647 mulheres, com uma população urbana de 12.650 pessoas e 4.427 pessoas vivendo na zona rural. Perfazendo uma densidade demográfica de 82,81 hab/Km2.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal